Projetos e trabalhos diferenciados
Buscando a diferença na educação.

Projeto de Dança
Desde o ano 2000, o projeto Dançando na escola, objetiva introduzir a arte no meio escolar, para oferecer aos estudantes novas possibilidades artítsticas, de relacionamento e de cognição.
Sendo a dança um elemento socializador, integrador e de grande aceitação pelos alunos, tem grande abrangência como instrumento pedagógico nas escolas.
Através da dança, o aluno consegue expressar os sentimentos mais profundos, suas angústias, medos e ansiedades, possibilitando a partir destas descobertas, um trabalho educativo de forma a canalizar a energia dos participantes, auxiliando em suas dificuldades, e contribuindo na formação da cidadania.
Além dos benefícios físicos (melhora na postura, respiração, equilíbrio, coordenação motora ampla, força, aquisição de novas habilidades e muitos outros...) a dança trabalha também a auto- estima do aluno, suas, relações consigo, com o espaço e com os outros, facilitando a socialização e a troca de conhecimentos.
A melhora na área cognitiva e emocional é um dos fatores relevantes na aplicação deste projeto, pois o aluno vai ampliando seus conhecimentos corporais e consequentemente melhora sua cognição e sua relação com o mundo..
O Projeto de dança contempla ainda o conhecimento de diferentes ritmos, estilos de dança e culturas, ampliando as possibilidades para os participantes.
A evolução do trabalho com a dança traz para o aluno mais segurança, o conhecimento de culturas diferentes, o respeito pela diferença e o gosto pela prática de atividades físicas, culturais e de lazer proporcionam o auto conhecimento .

Projeto Hora do Conto
O projeto Biblioteca e Hora do Conto têm como finalidade legitimar o espaço da biblioteca escolar, assim como o contato com diferentes gêneros textuais e literatura infanto-juvenil, como matérias-primas imprescindíveis da aprendizagem da leitura e da escrita, inclusive na fase da alfabetização.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), "produzindo linguagem, aprende-se linguagem", é "lendo que se aprende a ler" e "escrevendo que se aprende a escrever", cabe à escola proporcionar o mergulho dos alunos no universo da leitura e da escrita, para que estabeleçam conexões entre a leitura de textos e suas leituras de mundo.

Projetos aulas de Apoio
São projetos que nascem da necessicidade de criar estratégias para minimizar e sanar as fragilidades no processo de ensino aprendizagem.
Seu público alvo são os alunos do 1º ano que apresentam defasagem na apropriação da leitura e da escrita e os alunos de 2º ano até a 8º série que não apresentam as capacidades necessárias para cumprir com os objetivos que se propõe as disciplinas em questão, ambas descritas no Projeto Pedagógico da escola, norteadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e Lei de Diretrizes e Bases.
Os projetos "Aulas de Apoio" são de extrema importância para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois além de garantir o desenvolvimento integral de suas potencialidades, visa combater o fracasso escolar, a evasão e a repetência.

Projeto Laboartório de Ciências
Seu principal objetivo é estimular o espírito investigativo, a curiosidade e o gosto pela pesquisa, como forma de abrir novos horizontes na compreensão de fenômenos do cotidiano, bem como propor novas alternativas de tratar os problemas que se apresentam no meio onde vivem.
Garante que as potencialidades previstas pelo Regimento Escolar, tais como: raciocínio, autonomia e responsabilidade sejam desenvolvidas e alcançadas ao longo do ensino fundamental, com o uso do laboratório de ciências e a manipulação dos instrumentos utilizados no mesmo.

Projeto de Informática
O projeto de informática iniciou no ano de 2015, visto que antes a escola não possuia sala de informática. Seu principal objetivo é inserir os alunos na cultura digital, de maneira que ampliem seus conhecimentos, fazendo uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs), suas múltiplas linguagens e habilidades.

Atendimento Sala de Recursos
Fundamentada nos marcos legais e princípios pedagógicos da igualdade de condições de acesso à participação em um sistema educacional inclusivo, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) define a Educação Especial como modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, que disponibiliza recursos e serviços e o atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ensino regular.
As salas de recursos multifuncionais (SRM) são espaços compostos de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos com vistas ao atendimento de qualidade aos alunos público alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A educação inclusiva é um direito assegurado na Constituição Federal para todos os estudantes e a efetivação desse direito deve ser assegurada pelas redes de ensino, sem nenhum tipo de distinção.
Os atendimentos na SRM ocorrem individualmente ou em duplas, com duração média de 50 minutos, onde são trabalhadas habilidades importantes e superação de defasagens constatadas nas avaliações psicopedagógicas realizadas pelas professoras de AEE.
Atualmente a SRM de nossa escola atende em média 30 alunos, tanto da própria escola, como de escolas próximas que ainda não possuem a Sala de Recursos Multifuncional.
"Incluir não é um favor que fazemos a algumas pessoas com determinada condição. Incluir é respeitar a diversidade em todas as suas manifestações, de maior ou menor forma. Incluir é permitir que todos, sem restrição, tenham seu espaço garantido em qualquer grupo."
REGINA PISKE FERTIG
